Histórias de muita garra

A rápida leitura dos textos sobre a vida das 20 mulheres (foto) homenageadas ontem pela manhã, na Câmara de Vereadores de Pelotas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mostra o que é feito sem alardes, fotos e divulgação, em todos os segmentos em que se envolvem. Exemplos marcados por cabelos brancos, rugas, olhares apertados pelas mais idosas e vitalidade e disposição permanente para as mais jovens. Cumprimentos.

MOBILIZAÇÃO
Com índices abaixo do considerado normal para imunizações por vacinas, em especial contra a Covid-19, Pelotas terá campanha para atingir o maior número possível de pessoas com as aplicações. Os números ainda não foram revelados.

COMPORTAMENTO
O sistema de divulgação pode melhorar, em especial com o uso massivo das redes sociais. Também com ações diretas em escolas e associações de bairros. Também é preciso atingir os adultos, com a conscientização de que, somente com as vacinas, as doenças podem ser evitadas.

SUGESTÃO
Uma das formas bem sucedidas para as aplicações foi o Trailer da Vacina, presente diariamente em pontos diferentes da cidade. Ele está em manutenção ou fora de atividade faz horinhas. Que tal uma emenda parlamentar para a compra de um trailer zero bala, todo equipado? Quem se habilita?

INTERESSE
Muitos são os casos de adultos em que as vacinas disponibilizadas não são procuradas. Então, que se amplie o leque, reduzindo a idade. Em Porto Alegre, por exemplo, a vacina bivalente contra a Covid-19 já está disponível para pessoas acima de 60 anos. E por aqui?

ORIENTAÇÃO
Projeto número 22/2023 tem autoria da vereadora Marisa Schwarzer (PSB). Institui a Semana Municipal de Conscientização e Luta Contra a Violência à Mulher nas séries finais das escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

PRODUTIVIDADE
Sai o relatório de atividades do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Pelotas, em fevereiro. Foram 1.054 ocorrências atendidas; 240 prisões efetuadas; 18 armas recolhidas; 4.340 pessoas abordadas; 2.675 veículos fiscalizados e 550 gramas de drogas apreendidas.
FRONTEIRA
Dois anúncios importantes para o desenvolvimento da Zona Sul e sua integração com o Uruguai. Autoridades do Brasil e o país vizinho batem martelo para pleitos antigos e apontados como fundamentais para a região.

ÁGUA
O primeiro e que deve ser iniciado em seguida é a dragagem da chamada Hidrovia da Lagoa Mirim. Permitirá a maior presença de embarcações a partir do porto de Sebojati, no Uruguai, até o porto em Rio Grande ou os de Pelotas e Porto Alegre.

TRAVESSIA
O segundo remonta ao período em que Vitor Hugo Rosa (MDB), já falecido, era prefeito de Jaguarão. Foi um sonhador e lutador para a construção de uma nova ponte na fronteira com Rio Branco, sobre o rio Jaguarão.

TRAVESSIA II
A ponte será construída com recursos do governo brasileiro e, após sua conclusão, caberá ao governo uruguaio a recuperação da atual ponte, a Barão de Mauá. A futura obra ficará um pouco afastada das áreas urbanas das duas cidades e a licitação pode ser publicada em até 90 dias.

CONQUISTA
Vitória expressiva do Brasil contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil. Time pelotense vai para a terceira fase e aguarda o adversário, por sorteio. Uma boa grana é a premiação que, pelo dito, serve para aliviar as contas pelos lados do Bento Freitas.

ENTENDA

Michel Corvello - Especial - DP


Nome maior da literatura sul-riograndense, o pelotense João Simões Lopes Neto, se vivo estivesse, hoje completaria 158 anos. Nasceu em 9 de março de 1865 e faleceu em 14 de junho de 1916. Sua presença, além de livros e outros legados, está eternizada em bronze, na praça Cel. Pedro Osório (foto). O Instituto João Simões Lopes Neto tem programação comemorativa a partir das 10h30min em frente ao prédio da Bibliotheca Pública Pelotense.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PRELO

Próximo

APOIO

Deixe seu comentário